Reduza o estresse fazendo listas de tarefas

Fazer listas para aliviar o estresse pode parecer tão óbvio e tão antiquado, mas as listas podem ser uma de suas melhores ferramentas de gerenciamento de tempo.

Algumas dicas para que elas se tornem uma aliada e não uma nova fonte de estresse:

  • Não exagere. Não faça sua lista de afazeres tão longa que se torne pesada. Observe o número de tarefas que você coloca nessa lista.
  • Não programe as coisas triviais como “fazer a janta”. Diferencie rotina de tarefas que requerem motivação especial ou planejamento.
  • Faça as tarefas importantes primeiro. Começamos os nossos dias com um nível mais elevado de motivação e determinação. Por isso faz sentido programar as tarefas mais difíceis e menos desejáveis na primeira hora do dia.
  • Escolha primeiro uma tarefa mais difícil. Comprometa-se a ficar com essa tarefa o tempo suficiente para terminá-la ou fazer um progresso significativo. Guarde tarefas mais fáceis para momentos em que se sinta menos motivado.
  • Não se comprometa demais. Reconheça que você pode ser menos eficiente do que você espera ser. Seja realista. Seja razoável. Se você fizer tudo isso e tiver tempo para fazer mais, isso é ótimo.
  • Quebre tarefas maiores em pedaços menores. Se você estiver intimidado pelo tempo que pode levar para fazer uma tarefa grande ou complexa, parta-a em pedaços menores e concentre-se em um pedaço. É difícil começar uma tarefa que parece esmagadora. Crie pedaços menores. Por exemplo:
    Limpe a casa → Limpe a cozinha
    Escreva o capítulo → Escreva o esboço
    Pagar todas as contas → Pagar as contas de alta prioridade
  • Intervalos de horários. Reconheça que uma pausa entre as tarefas pode lhe dar um respiro e até mesmo agir como uma recompensa pelo seu esforço impressionante. Esses poucos minutos podem ser usados para conversar por e-mail, fazer algumas chamadas sociais, enviar mensagens de texto para um amigo – o que for preciso. Você também pode dar uma caminhada rápida, fazer alguns alongamentos ou fazer um exercício de relaxamento.
  • Faça as tarefas rápidas imediatamente ou assim que tiver um intervalo. Sinta a satisfação de tirá-las de sua lista.
  • Agrupe tarefas semelhantes. Você pode, por exemplo, pagar todas as suas contas ao mesmo tempo. Designar um tempo para analisar as contas, passar os cheques, endereçar os envelopes e enviá-los pelo correio.
  • Mantenha uma lista de compras em um lugar acessível e consulte a sua lista antes de sair para comprar um item único.
  • Uma maneira ainda mais simples de fazer isso é fotocopiar uma lista principal com os itens comuns que você geralmente precisa substituir e colar na geladeira. Você precisará só fazer um “x” ao lado do item que precisa na próxima ida ao supermercado.
  • Se você não chegar perto de começar ou terminar algo, faça uma nota sobre quando você planeja concluir a tarefa.

Em famílias, tenha um calendário com colunas para todos e anote datas importantes de médicos, viagens, festas… assim, você evita planejar algum trabalho para um dia no qual você é necessária devido à um compromisso de outra pessoa.

Também é importante centralizar essas informações em um local da casa (pode ser na cozinha, onde todos ficam juntos), para que você não seja a única pessoa a saber sobre horários e obrigações de todos.

O mesmo serve para a lista de compras: quando qualquer membro da família acaba com algum item, deve anotar.

Ao compartilhar a necessidade de pensar o funcionamento da casa, você irá se sentir muito mais leve. Experimente!

Inspire-se

Alguns modelos de calendários para toda a família (fonte: Amazon)

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