Cansado? Pegue um DOCE!

Mindfulness é, de forma bem resumida, a arte de estar atento, estar presente e viver o momento

A vida consiste apenas em momentos, nada mais do que isso. Então, se você faz com que o momento seja importante, tudo importa. (…) Então, quando você está fazendo qualquer coisa, esteja atento, observe as coisas novas, faça com que tenham significado para você, e você prosperará.

Ellen Langer, em entrevista à Harvard Business Review

No entanto, não pense que mindfulness é apenas sobre meditação e foco único. Ellen Langer, continua:

“A vigilância, ou atenção muito concentrada, é provavelmente insensata. Se eu estiver correndo pela floresta a cavalo, observando os galhos para que eu não seja atingido no rosto, eu posso perder o pedregulho no chão, então meu cavalo tropeça e sou jogado fora. […] O que você quer é uma abertura suave – estar atento às coisas que você está fazendo, mas não ter uma mente única, porque então você está perdendo outras oportunidades”.

Ou seja, você deve estar atento, mas curioso pelo seu mundo. Atento às suas emoções, mas aberto às emoções do outro. Focado em seu trabalho, mas pronto para se divertir quando o momento chegar. Saber pausar e focar apenas na sua respiração quando sentir que precisa…

Pensando na melhor forma de falar sobre essas nuances do Mindfulness de forma mais fácil e lúdica, pensei na palavra DOCES :

Diversão: se divertir faz bem para a alma!

Olhar: pense em uma viagem. Você, turista, tirando fotos de igrejas, prédios, pessoas… Interessado e aproveitando cada minuto! Agora imagine esse mesmo olhar no seu dia-a-dia. Prestando atenção naquela ruazinha que você passa todos os dias de ônibus. O rapaz simpático que te atende na padaria. A doçura daquela senhora que está levando a neta para escola. Veja poesia ao seu redor.

Curiosidade : um pouco além do olhar. Questione o que você vê, sente, ouve, age… Aprenda coisas novas e se abra para o novo.

Empatia : seja gentil com os outros e consigo mesmo(a) e veja como essa postura irá melhorar a sua vida.

Sssh : silêncio. Repire. A arte de não fazer nada e recomeçar quando estiver pronto.

Qual é o seu doce favorito?

Inspire-se

Deixe uma resposta